Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes encerra participação no maior evento de inovação e tecnologia capixaba
Início do conteúdo da página

Ifes encerra participação no maior evento de inovação e tecnologia capixaba

Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2024, 13h37 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2024, 09h54

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) encerrou sua participação na ESX 2024 – Espírito Santo Innovation Experience com a exposição de projetos desenvolvidos por alunos, professores, pesquisadores e incubados do Ifes, no último domingo (16). O evento, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) em parceria com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), é considerado o maior evento de inovação e tecnologia do estado e o ponto de encontro do ecossistema de inovação capixaba.

Imagem do WhatsApp 2024 06 20 em 132308 1O pró-reitor de Extensão (Proex/Ifes), professor Lodovico Ortlieb, destacou que o Ifes participou deste evento apresentando mais de quinze projetos tecnológicos com um forte enfoque social. Ele explicou que, por meio desses projetos, a instituição busca demonstrar sua conexão com temas atuais, como sustentabilidade, economia circular, empreendedorismo, saúde e muitos outros. O professor também enfatizou que a maioria dos projetos expostos contou com a participação ativa dos alunos.

“A gente traz os nossos alunos para serem inseridos nessa ‘vibe’ de inovação, que já não é mais um movimento, mas sim um requerimento. A inovação é função institucional no Ifes. Precisamos preparar nossos alunos para serem devidamente orientados e formados, objetivando também a sua inserção em ecossistemas de inovação, onde futuramente atuarão”, pontuou o pró-reitor de Extensão.

 Destaques do último dia

No último dia de exposição, o Espaço Maker do Campus Cariacica levou uma equipe composta por professores e alunos para apresentar dois projetos inovadores. Um deles, patrocinado pela Vale, introduziu a impressão 3D nas escolas da Prefeitura de Cariacica, beneficiando o ensino fundamental. O outro projeto, realizado em parceria com o departamento de terapia ocupacional da Ufes, focou no desenvolvimento de órteses e próteses, visando criar dispositivos que facilitem o dia a dia de pessoas com algum tipo de deficiência ou lesão. Imagem do WhatsApp 2024 06 20 em 132308

“Nosso principal objetivo é divulgar como a impressão 3D pode auxiliar a sociedade em geral, tanto em projetos na área médica quanto em projetos de engenharia. É levar essa cultura ‘mão na massa’ e suas tecnologias ao máximo de alunos e à sociedade como um todo,” ressaltou o professor Michel Taffner

Ainda no domingo, o Taruíra Baja participou do evento. O projeto de extensão, fundado no Campus Vitória, tem como objetivo principal engajar os alunos no desenvolvimento de um veículo off-road, seguindo as diretrizes da “Competição Baja SAE”. A Competição Baja inclui disputas regionais e nacionais, envolvendo equipes vinculadas a instituições de ensino de todo o Brasil. As avaliações abrangem uma variedade de aspectos do veículo, desde análises estáticas até avaliações dinâmicas.

Incubadora do Ifes

A Incubadora do Ifes apresentou dois projetos pré-incubados no último dia de exposição. O Campus Guarapari exibiu o empreendimento pré-incubado Artesanato Lomel, que produz diversos artesanatos derivados do mel de abelha. O proprietário da empresa destacou a importância do programa de capacitação para empreendedores oferecido pela instituição. “Por meio do Ifes, podemos acessar locais que individualmente não conseguiríamos, como participar deste evento hoje e a expectativa é criar muitos contatos”, disse Lomir Silva. 

O Campus Venda Nova do Imigrante trouxe o pré-incubado Zidea, que desenvolveu arquivos Gcode para marmorarias com máquinas CNC para rochas. O empresário Ludson Zampirolli explicou que normalmente essas máquinas são usadas apenas para cortes de pisos, fachadas, bancadas, pias etc., mas possuem entrada USB. 

“É aqui que entro com meu trabalho. Criei uma coleção de designs de superfície e programação dos arquivos Gcode, que são lidos por essas máquinas. As marmorarias que adquirem esses arquivos simplesmente colocam a matéria-prima, inserem o arquivo no pen drive e apertam o ‘play’. Assim, podem desenvolver diferentes designs de superfície de forma seriada”, destacou.

ESX 2024

A ESX 2024 – Espírito Santo Innovation Experience aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de junho, na Praça do Papa, em Vitória/ES. O estande do Ifes reuniu mais de 15 projetos desenvolvidos por alunos, professores e pesquisadores dos campi de Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Serra e Vitória. Além disso, incluiu iniciativas da Incubadora do Ifes e projetos realizados no estado por meio do programa Empreendedorismo Inovador da Setec/MEC. A seleção dos projetos foi acompanhada pela Agência de Inovação do Ifes, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/Ifes).

 

 

registrado em:

Notícias

Fim do conteúdo da página