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Programa apresenta Ifes através da Química e do chocolate

Publicado: Segunda, 24 de Fevereiro de 2025, 11h09 | Última atualização em Segunda, 10 de Março de 2025, 15h34

Quimimove já impactou cerca de 300 alunos por meio de oficinas temáticas e visitas guiadas, aproximando a comunidade escolar da Grande Vitória

Criado em 2021, o Quimimove é um programa de extensão do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vila Velha, que já impactou centenas de alunos e promove a integração entre ciência, educação e a comunidade escolar. "

Desde sua criação, o Quimimove já impactou cerca de 300 alunos por meio de oficinas temáticas e visitas guiadas, aproximando a comunidade escolar da Região Metropolitana da Grande Vitória do universo científico e acadêmico do Ifes - Campus Vila Velha. Uma dessas ações é o "Ifes Portas Abertas", que realiza visitas guiadas ao campus, integrando a participação de programas como o Laboratório de Química Verde e o Lacemp. Essas iniciativas fortalecem as atividades de extensão e promovem experiências enriquecedoras para a comunidade.

Nosso objetivo é despertar o interesse pela ciência e aproximar a comunidade do ambiente acadêmico", destacou a coordenadora, professora doutora Raquel Victor. O nome e o slogan do programa, “Quimimove: Química que move, educação que transforma”, foram escolhidos através de um concurso entre os estudantes do curso. A ex-aluna Aline Beatriz Pimentel Doelinger Oliveira foi a vencedora, consolidando a identidade do projeto.

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Oficinas temáticas que inspiram

Com a participação de cerca de 300 alunos até o momento, as oficinas temáticas realizadas pelo Quimimove destacam-se por oferecer abordagens criativas e dinâmicas para despertar o interesse pela ciência. As temáticas das oficinas são definidas com base em demandas da comunidade escolar. Um exemplo é a oficina "Experimentando a Ciência: Chocolate", que teve início em 2022 e, no ano seguinte, recebeu apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão do Ifes.

"Foi uma experiência enriquecedora que conectou teoria e prática de forma única", comentou Débora Grhiazi Ferreira, bolsista de iniciação à extensão no projeto. Com foco em aplicações práticas e aprendizado experimental, o projeto de oficina sobre chocolate incluiu visitas a fábricas, lojas e museus de chocolate no Espírito Santo, além de pesquisas detalhadas sobre os aspectos químicos do cacau e do chocolate. Esses estudos resultaram em práticas experimentais que culminaram na produção artesanal de chocolates. Em cada sessão, foi possível produzir entre 100g e 200g de chocolate em um processo artesanal que leva cerca de duas horas.

Uma abordagem pedagógica diferenciada

A oficina foi estruturada com base nos Três Momentos Pedagógicos, uma metodologia desenvolvida por Delizoicov, Angotti e Pernambuco. No momento inicial, de Problematização, os participantes discutiram o consumo consciente do chocolate. Em seguida, no momento de Organização do Conhecimento, foram exploradas teoricamente e sensorialmente as etapas de produção do chocolate, incluindo a colheita e o processamento do cacau. Além disso, os estudantes realizaram práticas experimentais para consolidar o aprendizado. Por fim, no momento de Aplicação do Conhecimento, os participantes interagiram em um painel sobre as etapas de produção e degustaram o chocolate artesanal produzido durante a oficina.

Durante todo o processo, o consumo de chocolates com maior porcentagem de cacau e sem ingredientes artificiais foi incentivado, ressaltando os benefícios à saúde. As experiências adquiridas nessa oficina estão sendo utilizadas para aprimorar as próximas atividades do Quimimove.

Dois projetos integrados

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O Quimimove atua em duas frentes principais: as visitas guiadas, realizadas no âmbito do "Ifes Portas Abertas", e as oficinas temáticas, desenvolvidas no projeto "Experimentando a Ciência". Juntas, essas iniciativas têm promovido uma interação significativa entre o Ifes - Campus Vila Velha e a comunidade escolar, contribuindo para a formação de futuros cientistas e para a popularização da ciência.

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