Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Diretoria de Relações Empresariais e Extensão Comunitária

Diretoria de Relações Empresariais e Extensão Comunitária

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 11h22 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2024, 13h43

Índice de Artigos

Sobre a Diretoria de Relações Empresariais e Extensão Comunitária - DIREC

Trata-se de uma área fundamental do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), dedicada ao fortalecimento das relações institucionais, empresariais e comunitárias. Nosso objetivo primordial é promover uma maior interação com o meio externo, reunindo estratégias de relacionamento de seus estudantes e educadores com a comunidade externa, abrangendo os contextos socioeconômico, ambiental e cultural.
Atuamos como facilitadores na formalização de instrumentos jurídicos, tais como convênios, contratos e acordos de cooperação técnica, bem como Termos de Intenção de Parceria. Essa abordagem visa estabelecer bases sólidas para parcerias duradouras e mutuamente benéficas.
Além disso, buscamos constantemente a articulação com o meio produtivo, com o intuito de criar oportunidades valiosas de estágio, trainee e emprego para os estudantes do Ifes. Acreditamos que essa conexão direta com o mercado de trabalho é essencial para o desenvolvimento profissional dos nossos alunos e para a promoção do crescimento econômico regional.
A DIREC também se dedica ao acompanhamento de egressos, oferecendo suporte e orientação para sua inserção no mercado de trabalho. Acreditamos que ao nos aproximar desse público, torna-se possível qualificar a oferta de cursos, dando suporte para a melhoria do ensino, cumprindo melhor com a missão do Instituto.
Além disso, apoiamos e normatizamos a implantação de empresas juniores, incentivando o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes, ao mesmo tempo que contribuímos com eles, possibilitando um maior contato com o mundo do trabalho, com o qual eles podem vivenciar o meio empresarial, comprometendo-se com o desenvolvimento pessoal e do coletivo.
No campo da extensão comunitária, promovemos programas e projetos que impactam positivamente a sociedade, abordando questões relevantes e estimulando o desenvolvimento local. Através de formação inicial e continuada, capacitamos membros da comunidade para enfrentar desafios e explorar oportunidades em suas áreas de atuação.
Nossa atuação se pauta na orientação, apoio, acompanhamento, normatização e avaliação de todas as atividades relacionadas às áreas de estágio, egressos, empresa júnior, projetos/programas de extensão comunitária e instrumentos de cooperação. Buscamos constantemente a articulação com o meio social e produtivo, visando a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e próspera.
Seja bem-vindo à Diretoria de Relações Empresariais e Extensão Comunitária do Ifes. Juntos, podemos fazer a diferença.

João Paulo do Carmo
Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias