Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Assessoria de Apoio ao Jovem Aprendiz

Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2023, 14h54 | Última atualização em Sexta, 04 de Abril de 2025, 14h37

Índice de Artigos

Seja bem-vindo à Assessoria de Apoio ao Jovem Aprendiz do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Nossa missão é apoiar a inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho, oferecendo suporte na gestão de programas de aprendizagem e no desenvolvimento de sistemas modernos. Além disso, buscamos garantir a padronização de documentos e a criação de novas oportunidades de aprendizagem em toda a rede do Ifes.

O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal, regulamentada pela Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), que promove a inclusão de jovens no mercado de trabalho, aliando educação formal e prática profissional. Destinado a jovens de 14 a 24 anos, o programa tem como objetivo preparar essa faixa etária para ingressar no mercado de trabalho de maneira qualificada, contribuindo para sua formação integral, desenvolvimento pessoal e profissional.

Uma das principais características do programa é a possibilidade de conciliar trabalho e estudo, assegurando que o jovem não abandone a escola, já que a matrícula e a frequência em instituição de ensino regular são requisitos obrigatórios. O programa também oferece uma formação técnico-profissional estruturada, alinhada à atividade prática desenvolvida pelo aprendiz na empresa. Nesse contexto, as instituições formadoras desempenham um papel fundamental no programa, sendo responsáveis por ministrar a capacitação teórica que complementa a experiência prática vivenciada no ambiente de trabalho.

 

Panorama Geral do Programa Jovem Aprendiz no Ifes

Atualmente, o Programa Jovem Aprendiz está implementado em dois campi do Ifes: São Mateus, que oferta os cursos subsequentes de Elétrica e Mecânica, com 22 vagas, e Barra de São Francisco, que oferta o curso de Administração, com 52 vagas. No campus Serra, o programa já está institucionalizado, e no campus Aracruz, os trâmites para o cadastro estão em andamento.

Com o aumento da demanda pela oferta do Programa Jovem Aprendiz, diversas ações estão em andamento. Entre elas, destaca-se a sistematização e padronização dos documentos necessários à execução do programa nos campi, o levantamento de todos os cursos oferecidos pela instituição e a atualização do site, com informações específicas na aba dedicada ao Jovem Aprendiz. O mapeamento da quantidade de vagas disponíveis por município, bem como das vagas ainda não preenchidas, foi concluído com base na legislação vigente e por meio de uma parceria estratégica com o Ministério Público Estadual.

Além disso, todos os trâmites necessário para o cadastro da instituição no site nacional do programa foram realizados, assim, os campi que desejarem aderir ao programa poderão ser cadastrados no Catálogo Nacional do Programa Jovem Aprendiz, garantindo que estejam habilitados a oferecer formações adequadas e de qualidade aos alunos aprendizes.

 

Fim do conteúdo da página