Ifes celebra 39 anos da Pop & Jazz Orquestra com concerto especial
Encerramento da Temporada 2024 reúne tradição, música e comemoração histórica no Campus Vitória
A Pop & Jazz Orquestra-Ifes, uma das principais formações musicais do Instituto Federal do Espírito Santo, encerra a Temporada 2024 com um concerto especial em comemoração aos seus 39 anos de trajetória. O evento acontece no dia 19 de dezembro, às 19h30, no Hall da Biblioteca do Campus Vitória, com entrada gratuita e um repertório cuidadosamente elaborado.
O concerto celebra quase quatro décadas de história desde a primeira apresentação da orquestra, em 1985. Criada a partir de uma banda de música tradicional, a Pop & Jazz Orquestra-Ifes se consolidou como uma Big Band Estendida, mantendo como pilares o amor à música e a autodisciplina necessária para o trabalho coletivo.
Setlist especial
Sob a regência do maestro Célio Paula, o repertório do concerto inclui uma coletânea das apresentações realizadas ao longo da temporada e peças inéditas, proporcionando ao público uma experiência única e memorável. O evento também marca o encerramento das atividades da Oficina de Música e da Orquestra em 2024, que retornarão em fevereiro de 2025.
"O legado da pop jazz é isso. É fazer arte coletivamente e com respeito à civilidade e à sociabilidade", avalia o maestro Célio Paula.
Para garantir a excelência do espetáculo, a orquestra realiza ensaios gerais nos dias 28 de novembro, 5 de dezembro, 12 de dezembro e 18 de dezembro, reunindo músicos e profissionais dedicados a oferecer uma apresentação à altura da tradição construída ao longo dos anos.
História e legado
Com uma formação composta por instrumentos como flautas, clarineta, saxofones, violões, guitarras, pianos, baixo e percussões, a orquestra tem suas vagas inicialmente destinadas a alunos e ex-alunos do Ifes, com oportunidades também para a comunidade. Esse modelo inclusivo reflete o compromisso do grupo em promover a música como um instrumento de transformação e cultura.
O aniversário oficial da orquestra será no dia 20 de dezembro, logo após o concerto e fecha um ciclo significativo para seus integrantes. O público é convidado a prestigiar essa celebração que representa não apenas o encerramento de uma temporada, mas a continuidade de uma história de dedicação à arte e à coletividade.
Redes Sociais