Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes em cena: teatro é ferramenta para educação e inclusão nos campi
Início do conteúdo da página

Ifes em cena: teatro é ferramenta para educação e inclusão nos campi

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 14h43 | Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 14h35

Conheça as atividades teatrais na primeira matéria de uma série sobre as iniciativas culturais desenvolvidas dentro do Ifes.

Conhecer o mundo, o outro e a si mesmo por meio do teatro. Em diversos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), essa forma de arte ganhou espaço como uma ferramenta de educação, inclusão, debate e aproximação entre as pessoas. Os Núcleos de Arte e Cultura (NACs) do Ifes são importantes fomentadores destas iniciativas, que envolvem principalmente os estudantes, mas também incluem membros das comunidades externas aos campi, que participam tanto quanto público como quanto atores nas produções.

Para a coordenadora do grupo de teatro do Campus Cariacica e membro do NAC, Maria José Corrêa, o envolvimento com projetos teatrais gera impactos positivos em vários aspectos da vida dos estudantes. “Temos casos de estudantes que começaram a frequentar o grupo para perder a timidez e melhorar sua expressão em sala de aula. Também temos alunos acompanhados pelo Napne que, com a ajuda do teatro, são acolhidos e se sentem parte daquele espaço”, conta.

O campus realiza neste mês de maio, no dia 29, a segunda edição do Simpósio de Teatro, com o tema “Teatro na escola: instrumento de transformação social”. O objetivo é dialogar a respeito do tema, refletir sobre a linguagem cênica atual e compreender o teatro como forma de conhecimento. O evento será realizado no auditório do campus e é aberto ao público.

Além de Cariacica, projetos teatrais são realizados nos campi de Alegre, Colatina, Guarapari, Piúma, São Mateus e Vila Velha. A estudante do curso de Biotecnologia do Campus Vila Velha, Luiza Reis, conheceu a atividade por meio de Hiáscara Jardim, uma das coordenadoras do NAC do campus, e já consegue ver os reflexos na sua vida e na de seus colegas. “O grupo tem atividades muito dinâmicas e participativas que fazem eu me sentir acolhida e não ter medo de ser eu mesma. Além disso, tenho amigas que sentiam muita dificuldade para apresentar trabalhos e seminários na frente da turma e depois que entraram para o teatro evoluíram bastante nesse aspecto”, conta.

Para o pró-reitor de Extensão, Renato Tannure, as ações formativas de caráter artístico e cultural são fundamentais para o cumprimento da missão institucional do Ifes. “A criação e o fortalecimento das estruturas e ações institucionais para gestão e promoção da arte e da cultura no Ifes são o melhor caminho para que a instituição contribua com a superação dos desafios permanentes impostos às políticas públicas nestas áreas”, afirma.

A assistente dedicada à Secretaria de Cultura e Difusão do Ifes, Niciane Estevão, ressalta que o teatro é um setor da cultura muito presente na educação, mesmo que de forma indireta, pois tem a capacidade de fluir entre todas as áreas do conhecimento. “É um recurso muito rico dentro da academia e tem o poder de conectar a instituição com a comunidade externa. Existe uma fluidez de conhecimento na prática do teatro dentro do Ifes e muitos estudantes formados continuam vinculados a essa atividade, seja dentro ou fora do instituto”, diz.

Com esta matéria, a Assessoria de Comunicação Social (ACS) e a Secretaria de Cultura e Difusão estão iniciando uma série de notícias a respeito das atividades culturais realizadas no Instituto. O primeiro tema é o teatro, porém, serão apresentadas ao longo dos próximos meses iniciativas que englobam música, dança, artes visuais, folclore, entre várias outras formas de expressão artística e cultural.

Conheça mais sobre alguns dos projetos que envolvem teatro nos campi do Ifes:

Alegre
Realiza o projeto Teatro em Cartaz desde o ano de 2014, coordenado pela professora Jacyara Mardgan. A ação visa estimular o trabalho corporal, vocal e interpretativo, com atividades voltadas para estudos de textos cênicos, dança contemporânea e performances artísticas, bem como a integração com as ações institucionais, desenvolvendo apresentações e esquetes voltadas ao ensino. Em 2017, o projeto estendeu suas atividades com ações de dança e performances e trabalhou a formação de plateia, recebendo os grupos C&As de teatro do projeto Secult. Nas duas últimas edições, atendeu a cerca de 30 alunos por ano.

Cariacica
O grupo de teatro do Campus Cariacica existe desde o ano de 2014. Em 2017, foi reformulado e passou a se chamar Melpômene, sob a direção da professora Maria José Corrêa, também membro dos Núcleos de Arte e Cultura (NACS) do Ifes. O grupo realiza atividades relacionadas à teoria e prática teatral, além de produzir um espetáculo que é apresentado no Simpósio de Teatro e Semana de Ciência e Tecnologia do Ifes. Atualmente, as reuniões acontecem às terças-feiras, das 17h às 18h30, no próprio campus.


O Simpósio de Teatro do Campus Cariacica acontece desde 2018 e tem como objetivo dialogar a respeito do teatro na escola, refletir sobre a linguagem cênica atual e compreender o teatro como forma de conhecimento. A segunda edição do simpósio acontece no dia 29 de maio e trará o tema “Teatro na escola: instrumento de transformação social”. O evento será realizado no auditório do campus e será aberto ao público.

Confira a programação do evento.

Colatina
O Campus Colatina possui o projeto de extensão “Circuito Cultural Ifes”, coordenado pelo professor Fabricio Moraes Cunha, com o objetivo de levar produções culturais e artísticas dos alunos e servidores a instituições externas ao campus. O projeto existe desde 2016, já tendo apresentado 5 espetáculos. Atualmente, o grupo está preparando um novo que será apresentado em escolas públicas da cidade e casas de detenção, provavelmente, no segundo semestre deste ano.

Guarapari
Possui dois grupos de teatro, o Teatra-se e o EnSena, formados dentro do Curso Livre de Teatro, ministrado pelo Fernando Beiter. O curso trabalha a parte técnica do teatro, além de fazer apresentações no campus ao longo do ano. Os integrantes dos grupos também auxiliam na montagem das peças em suas turmas regulares que serão apresentadas no Festival de Teatro, previsto para junho deste ano.

O Festival de Teatro do Campus Guarapari é uma ação curricular e extracurricular multidisciplinar, que envolve vários docentes na construção do evento. Em 2019, as peças que estão sendo montadas pelos alunos devem ter obrigatoriamente dança e trabalhar temas da literatura.

Piúma
Promove um grupo de teatro infantil e adulto, que realiza atividades relacionadas ao desenvolvimento da habilidade de representar, como técnica vocal, a expressão corporal, o aquecimento, o relaxamento e a improvisação. Na ação promovida pela professora Maria Cláudia Bachion Ceribeli, podem participar crianças a partir dos 7 anos.


São Mateus
O campus desenvolve, desde 2016, o projeto de extensão “Teatro e sociedade: questões sociais em cena”, com a professora Adriana Pin. Durante os anos de desenvolvimento do projeto, são realizadas montagens de esquetes, oficinas de interpretação teatral, montagem de adaptações de peças e apresentações dentro e fora do campus.

Vila Velha
O Campus Vila Velha possui um grupo de teatro desde 2018, coordenado pela Profª Hiáscara Jardim. O grupo produz montagens e apresentações de peças, que são apresentadas em eventos internos e externos.

Além do grupo, o campus também promove a oficina Operários da Alegria e as oficinas de jogos teatrais. A primeira acontece em parceria com o NAC e é realizada anualmente, com o objetivo preparar novos voluntários para atuar em hospitais, trazendo alegria para as crianças hospitalizadas. Já a oficina de jogos teatrais são oferecidas periodicamente e realizam exercícios de improviso, expressão corporal, criatividade e imaginação. São destinadas a estudantes do Ifes e ao público externo.

 

Confira os melhores momentos! 

 

 

registrado em:

Notícias

Fim do conteúdo da página