Ifes promove inclusão digital e alfabetização científica em Aracruz
Projeto coordenado pela professora Nádia Amorim, com apoio da Fapes, oferece curso de extensão aberto à comunidade e utiliza tecnologias como tablets e tela interativa em aulas práticas
O projeto Ifes Gerações Conectadas, desenvolvido no campus Aracruz e coordenado pela professora Nádia Ribeiro Amorim, tem como objetivo promover inclusão digital e fortalecer a alfabetização científica por meio do uso de tecnologias avançadas. Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a iniciativa conta com recursos de aproximadamente R$ 80 mil e oferece cursos de extensão voltados à comunidade.
Desde setembro de 2024, o projeto utiliza 15 tablets e uma tela interativa de 75” com suporte adaptável em atividades práticas, envolvendo participantes de diferentes idades e perfis sociais. As ações buscam reduzir desigualdades no acesso à tecnologia, estimular o pensamento crítico e incentivar o protagonismo no aprendizado.
A primeira turma do curso Ciência e Tecnologia para o Futuro foi realizada entre abril e julho de 2025, com carga horária de 32 horas distribuídas em oito encontros quinzenais, aos sábados. Foram 15 alunos matriculados, dos quais 13 concluíram todas as atividades. A turma contou com estudantes do Ifes e participantes externos, incluindo moradores da Barra do Riacho e Vila do Riacho, áreas de atuação do programa Estado Presente, do Governo do Espírito Santo.
O conteúdo abordou temas como cultura e cidadania digital, segurança na internet, ferramentas digitais para o dia a dia, ciências aplicadas e experimentação, produção de conteúdo digital, educação financeira e empreendedorismo. Ao final, os participantes desenvolveram projetos voltados para a solução de problemas reais, apresentados publicamente.
Segundo a professora Nádia, a proposta do projeto é atender pessoas de todas as idades.
“O diferencial do curso é esse: ele é destinado a todos os públicos. O Ifes Gerações Conectadas foi pensado para aproximar pessoas de diferentes gerações e mostrar como a tecnologia pode ser utilizada de forma prática no dia a dia. O edital é aberto para qualquer pessoa que saiba ler e escrever”, explicou.
A segunda turma do curso terá início no dia 4 de outubro de 2025, com 15 vagas ofertadas. Uma turma está previstas para 2026. As aulas são ministradas pela professora Nádia, pela pedagoga Katiuscia Mendes, pelo engenheiro Cristiano Aiolfi e pela técnica administrativa Bríscia Rigoni , responsável pelo módulo de educação financeira.
Além da formação dos alunos, o projeto contribui para a capacitação docente e a experiência de estudantes extensionistas. A bolsista Keila Kifer, aluna de Engenharia Mecânica, destaca que a participação no projeto foi marcante em sua trajetória acadêmica.
“No projeto tive interações com pessoas de diferentes idades e formações. Foi uma experiência importante, porque percebemos que, apesar de todos estarem cercados de tecnologia, muitos não sabem como utilizá-la de forma a melhorar a vida cotidiana. Também foi um espaço em que pude contribuir e vencer um pouco da minha timidez”, relata.
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