Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Impressora 3D auxilia na criação de órteses para pessoas com limitações físicas
Início do conteúdo da página

Impressora 3D auxilia na criação de órteses para pessoas com limitações físicas

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2024, 11h10 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2024, 15h48

Projeto do Ifes campus de Cariacica capacita alunos e promove qualidade de vida para pacientes com problemas ortopédicos.

WhatsApp Image 2024 06 05 at 15.35.23

 

Em um relatório recente da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), publicado em 2021, foi identificado que mais de um bilhão de pessoas no mundo precisam de algum tipo de dispositivo de tecnologia assistiva para superar limitações físicas. Por isso, desde 2023, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) campus de Cariacica desenvolve junto a seus alunos um projeto que auxilia na criação de órteses por meio de impressoras 3D.

“Os nossos encontros aqui variam de acordo com a demanda. Um grupo de alunos tem como foco principal o escaneamento 3D de membros superiores. Outro grupo trabalha na otimização da modelagem e fabricação de órteses. Ainda atendemos demandas específicas de resolução mais rápida, além de oferecer formação técnica contínua para o grupo da Ufes, explica um dos professores responsáveis pelo projeto Heiter Ewald. 

WhatsApp Image 2024 06 05 at 15.37.33

   Ainda de acordo com o professor, além da fabricação de órteses, os estudantes também procuram desenvolver equipamentos que auxiliem no processo de  escaneamento 3D.

  Os protótipos são solicitados pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A Ufes, através do projeto Tato i3D, liderado pela professora Mariana Midori Sime do curso de Terapia Ocupacional, faz a triagem junto ao público e encaminha para o Ifes a solicitação de apoio no desenvolvimento de dispositivos de tecnologia assistiva para membros superiores.

Segundo a professora Mariana, ao longo do projeto, cerca de 53 pessoas foram avaliadas e receberam órteses e/ou adaptações impressas em 3D. Um dos materiais mais utilizados na fabricação de dispositivos é o ácido polilático (PLA), um material biodegradável e obtido a partir de fontes sustentáveis, destaca Ewald.

  Desde o 2023, o estudante de Engenharia de Produção, Igor Vianna, participa do projeto. Ele entende que esta é uma oportunidade de se desenvolver como profissional e como ser humano. 

  “Eu acredito que todo mundo deva ter um mínimo de qualidade de vida e a gente poder entregar essa qualidade de vida para outras pessoas é algo muito realizador”, avalia. 

No Ifes Cariacica, a equipe de execução é composta pelos professores Heiter Ewald, Renan Carreiro Rocha e Rodolfo Ribeiro Gomes, além de contar com 10 alunos do curso de Engenharia de Produção. Os encontros ocorrem semanalmente, às terças-feiras, entre 09h e 11h, e às quartas-feiras das 13h às 15h.

WhatsApp Image 2024 06 05 at 15.37.45

registrado em:

Notícias

Fim do conteúdo da página