Projeto do Ifes mobiliza moradores pelo meio ambiente em Aracruz
iniciativa que reuniu alunos, professores e comunidade já contabilizou a plantação de 130 mudas em duas edições do projeto
Alunos e professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Aracruz em parceria com a Associação dos Moradores local realizaram uma ação ambiental junto à comunidade de Nova Conquista em alusão ao Junho Verde. A iniciativa contou com limpeza de um ponto viciado de lixo no bairro, a distribuição de material informativo e a plantação de mudas de árvores na localidade. O projeto ocorreu no dia 26 de junho em parceria com o poder público.
Este é o segundo ano que o Ifes campus Aracruz desenvolve o projeto. Desta vez, o grupo se concentrou no bairro Nova Conquista. Durante o dia D da campanha, alunos, professores e moradores da localidade realizaram a limpeza de um ponto viciado de lixo. Cerca de 120 pessoas participaram deste movimento.
“Sempre gostei de assuntos relacionados ao meio ambiente e de participar de projetos assim em que contribuímos de alguma forma para melhorar onde vivemos”, conta a estudante de Licenciatura em Química e participante do projeto, Aline Monteiro.
Além da limpeza, o bairro recebeu, neste ano, a plantação de 80 mudas de árvores nativas para contribuir com a rearborização na comunidade. As doações foram realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), de Aracruz. O número foi maior do que no ano passado, quando foram plantadas 50 mudas doadas pela empresa Imetame.
Mas para que o projeto ganhe ainda mais fôlego, os moradores também receberam orientações de como preservar o meio ambiente, em especial, as áreas onde eles estão inseridos.
“É uma experiência incrível, pois vemos as crianças plantando árvores na comunidade que elas mesmas residem, além de levar conscientização para a comunidade sobre a importância de preservar o espaço e de realizar a coleta seletiva”, reforça Aline.
A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de Aracruz e da Associação dos Moradores do bairro Morobá (AMBM). Este é o segundo ano que o projeto acontece.
Comunidade engajada
“O projeto tem como objetivo chamar a atenção da comunidade local para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais”, explica o coordenador do programa, professor Frederico Fortunato.
A comunidade tem correspondido positivamente, conta o Alcihélio Negreiros, mais conhecido como Cecéu, uma das lideranças comunitárias envolvidas no projeto. Ele acredita que a parceria com o Ifes traz maior credibilidade ao projeto e motivação aos moradores.
“Participar do Junho Verde é uma experiência fantástica, desde a primeira ação em 2023 tínhamos a certeza que iríamos motivar outras pessoas na conscientização de um ambiente melhor para se viver”, pondera.
Primeira Edição
No ano passado, a 1º edição do Junho Verde ocorreu no bairro Morobá com participação de aproximadamente 150 pessoas. O local escolhido pertence a uma empresa privada e contém uma lagoa, e uma pequena vegetação ciliar em suas margens. O acesso da comunidade ao local é livre e ocorre pela avenida Morobá que corta o bairro e liga aos bairros adjacentes Nova Conquista e Morobazinho.
Moradores da região contam que a lagoa já foi um espaço onde a comunidade costumava pescar e até lavar roupas, mas que hoje já não é possível. Na ocasião, a comunidade fez uma homenagem a Dona Maria Clara Azevedo, que já faleceu, através da entrega de uma placa a neta que, emocionada, relembrou que aquele espaço era bem cuidado pela avó.
Redes Sociais