Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Aula inaugural de curso de elétrica marca nova fase de capacitação na penitenciária em Vila Velha
Início do conteúdo da página

Aula inaugural de curso de elétrica marca nova fase de capacitação na penitenciária em Vila Velha

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2024, 18h31 | Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2024, 08h43

Parceria entre Ifes, Sejus e Sedu leva qualificação profissional a estudantes da EJA em situação de privação de liberdade

A primeira aula do curso de eletricista instalador de baixa tensão, realizada na Penitenciária de Vila Velha I, marcou o início de uma nova fase de capacitação para 40 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Secretaria de Justiça (Sejus) e a Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), formalizada durante a solenidade de assinatura do termo de cooperação entre as instituições.

1

Estiveram presentes na aula inaugural o reitor do Ifes, professor Jadir Pella, o pró-reitor de extensão do Ifes, Lodovico Faria, os coordenadores do Programa EJA Integrada, professores Aldo Rezende e Maria José Ferreira,a diretora de extensão do campus Vitoria, Telma Smith, o secretário de Justiça, Rafael Pacheco, e a professora Mariane Berger, representante da Sedu. O curso terá uma carga horária de 160 horas, com aulas realizadas em dois dias da semana, e será concluído em dezembro de 2024. A cada 12 horas de curso concluídas, os participantes terão direito à remissão de um dia de pena, conforme previsto pela legislação.

A seleção dos cursistas foi conduzida pela direção da unidade prisional em conjunto com o setor pedagógico da Escola Estadual Cora Coralina. Esta iniciativa faz parte do Programa EJA Integrada, fruto de parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ifes, e está sendo implementada em quatro unidades prisionais do estado.

2

Além das aulas técnicas, a formação contará com atividades complementares oferecidas por estudantes do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que participarão como monitores e realizarão oficinas temáticas sobre temas relacionados ao mundo do trabalho e outros assuntos de interesse dos participantes, buscando ampliar o alcance educacional do curso.

Entre os presentes na solenidade estavam o subsecretário Marcelo Gouvea, a professora Danielle Piontkosvik e o professor Gabriel Carvalho, também do ProfEPT, que acompanharão de perto o desenvolvimento das atividades pedagógicas na unidade prisional.

registrado em:

Notícias

Fim do conteúdo da página