Projeto oferece aulas preparatórias para adolescentes de escolas públicas ingressarem no Ifes
Iniciativa realizada em parceria com a Prefeitura de Aracruz e Ibiraçu contempla 160 alunos da rede municipal, com foco em estudantes de destaque.
Um projeto de extensão oferece aulas preparatórias para alunos do ensino fundamental de escolas públicas a fim de ampliar as chances de ingresso no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Desenvolvida pelo campus Aracruz em parceria com as Prefeituras de Aracruz e Ibiraçu, a iniciativa já beneficiou 160 adolescentes, sendo 120 de Aracruz e 40 de Ibiraçu.
Coordenado por Josiana Laporti, o curso surgiu após famílias questionarem as escolas sobre a falta de programas voltados para alunos com bom desempenho. “As escolas costumam dar mais atenção a casos de indisciplina ou dificuldades de aprendizagem, mas a família se perguntava por que não havia uma iniciativa para quem se destacava positivamente. Foi assim que, em conjunto com o Ifes, iniciamos este projeto”, conta Josiana.
O processo de seleção dos alunos é realizado pela própria prefeitura por meio de um edital divulgado nas escolas. Aqueles que são selecionados frequentam aulas no contraturno, no campus do Ifes. As disciplinas ofertadas incluem língua portuguesa, matemática, ciências humanas (geografia e história) e ciências da natureza (física, química e biologia). “Os alunos assistem a três horas de aula duas vezes por semana, sempre no contraturno, e também participam de aulões integrados”, explica Josiana.
“Pra mim, foi muito importante ter feito o curso preparatório pois pude conhecer um ambiente novo, com pessoas novas onde tive a oportunidade de adquirir mais conhecimento”, conta Giulia Rodrigues uma das alunos do curso e que fez a prova este ano.
Além disso, a coordenação do projeto organiza simulados com base em provas anteriores do processo seletivo do Ifes, oferecendo aos alunos uma preparação completa para o exame de ingresso. "Os simulados são uma forma de os alunos vivenciarem o clima do processo seletivo e testarem seus conhecimentos", complementa a coordenadora.
O material utilizado nas aulas, composto por apostilas de todos os componentes curriculares, é disponibilizado pelo Ifes, e uma organização de empresários local financia os uniformes dos estudantes. A prefeitura também contribui com o transporte dos alunos, oferecendo passes extras devido às atividades no contraturno.
"Se não tivesse passado pelo curso, seria muito mais difícil chegar no dia da prova preparado", admite Athos Placedino. Ele também elogiou o time de professores e conta que tirou bastante proveito do projeto.
Josiana destaca a importância dessa integração dos alunos com o ambiente acadêmico: "Eles passam a frequentar o campus como nossos alunos regulares, o que aumenta o desejo de ingressarem no Ifes. O projeto tem sido fundamental para aproximar esses jovens da educação técnica de qualidade".
Redes Sociais