Ifes debate segurança para mulheres através da arte urbana
Segunda etapa do "Grafite IFES" une arte, protagonismo feminino e iluminação pública
O projeto "Iluminadas", que marca a segunda fase do programa de extensão "Grafite Ifes", tem promovido a arte urbana e o debate sobre segurança para mulheres no bairro Jucutuquara, em Vitória. A iniciativa conta com a idealização da artista plástica Renata Apolinário, com apoio de Reproduções e Secult/ES realizado com recursos do Funcultura. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Vitória participa como apoiador do projeto, por meio do projeto de extensão Grafite IFES, coordenado pela professora Jéssica Galon. Após a pintura de300 m² de muro na etapa inicial, em 2023, a nova fase do projeto pretende expandir a intervenção artística, somando mais 300 m² de grafite e instalando luminárias para transformar o espaço em uma galeria a céu aberto.
A iniciativa envolve alunas do Ifes, moradoras do bairro Jucutuquara e artistas urbanas renomadas, como Chamamanda e Thais Apolinário do coletivo mulheres urbanas e Val do Nossa Voz Mulheres, e tem como objetivo valorizar a participação feminina no grafite, iluminando suas poéticas. "Pretendemos iluminar os desenhos e, ao mesmo tempo, iluminar o caminho de quem passa, trazendo mais segurança, principalmente para as mulheres que circulam na área", explica a professora Jéssica Galon.
Arte como ferramenta de transformação
O "Iluminadas" vai além da criação de murais e se insere no programa "Grafite Ifes", que utiliza a arte urbana como ferramenta de conexão entre a instituição e a comunidade local. Na etapa inicial, os participantes tiveram aulas de história da arte, desenho e técnicas de ampliação, resultando em um mural que trouxe a força feminina como tema central. Agora, a nova etapa amplia o impacto, com a instalação de luminárias que iluminam tanto as obras quanto a calçada, refletindo sobre questões como a insegurança enfrentada por mulheres em espaços públicos.
Compromisso com a diversidade e a segurança
Com a participação de 20 mulheres – entre alunas do Ifes e moradoras de Jucutuquara – e a colaboração de cinco artistas urbanas de destaque, o "Iluminadas" reafirma o compromisso com a diversidade e a inclusão. "Este projeto dialoga diretamente com a sociedade, destacando a importância de tornar os espaços públicos mais acolhedores e seguros", afirma Renata Apolinário, idealizadora do projeto.
A previsão é que a pintura do mural e a instalação das luminárias sejam concluídas nas próximas semanas. O encerramento será marcado por um evento de entrega do mural à comunidade, consolidando o muro do Ifes como um espaço de convivência, reflexão e expressão artística.
Redes Sociais