Página inicial > Notícias > INPI concede a 3ª carta-patente para o Ifes

INPI concede a 3ª carta-patente para o Ifes

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 15h30 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 15h30

No dia 21 de maio de 2018, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu a 3ª carta-patente para o Ifes.

O invento trata de um processo de utilização de resíduos de mármore gerados no processo de desdobramento dos blocos nos teares, também chamado de serragem ou corte dos blocos, na fabricação de pelotas a serem usadas na fabricação de ferro-gusa em altos-fornos. A utilização do resíduo de mármore representa uma diminuição nos custos de produção no processo de fabricação de pelotas de ferro-gusa. A invenção apresenta um resultado muito relevante à importância financeira e ambiental, pois é uma alternativa para a substituição do calcário na produção de pelotas de interesse siderúrgico, objetivando a diminuição da extração de calcário, no estado do Espírito Santo, e consequentemente, a preservação do meio ambiente.