Página inicial > Notícias > IFES conquista 2° lugar no Índice de Institutos Federais Empreendedores

IFES conquista 2° lugar no Índice de Institutos Federais Empreendedores

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 18h11 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 18h11

banner site Agifes 20231122 180753 0000

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) conquistou o segundo lugar no Índice de Institutos Federais Empreendedores  (IIFE), pesquisa divulgada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), na última sexta-feira (17). O IIFE faz parte do projeto IES Empreendedoras e busca trazer análises inéditas sobre as práticas empreendedoras dos ecossistemas da educação superior do país.

A pesquisa da IES Empreendedoras contou com respostas de questionários de, aproximadamente, 34 mil estudantes de graduação e recém-formados de 31 institutos federais e 108 universidades públicas e privadas do país. A classificação teve como base seis dimensões, ou critérios avaliativos, sendo eles: cultura empreendedora, extensão, inovação, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro.

Com a finalidade de contribuir na formação empreendedora das Instituições de Ensino Superior (IESs), o programa considera que a educação empreendedora proporciona uma visão sistêmica, senso crítico e criatividade, capacitando os alunos na solução de problemas complexos. O Diretor de Relações Empresariais e Extensão Comunitária (Direc), João Paulo do Carmo, pontuou que a participação dos estudantes de graduação do Ifes colabora no conhecimento das oportunidades oferecidas para sua formação empreendedora.

“A participação do Ifes na pesquisa IES Empreendedoras é de grande importância, pois mostra que a instituição tem consolidado a cultura empreendedora em todos os seus campi. A presença de núcleos incubadores, empresas juniores, polo de inovação e a cidade da inovação destaca o papel do IFES no fomento à inovação e ao desenvolvimento regional. Essa participação na pesquisa reforça o comprometimento da instituição com a promoção do empreendedorismo como um motor para o avanço econômico e social”, ressaltou João Paulo do Carmo.

Para saber mais, leia a pesquisa completa com os resultados e conclusões sobre o cenário IES Empreendedoras no Brasil: universidadesempreendedoras.org/

Projeto IES Empreendedoras

O projeto busca estimular a educação superior, apresentando diretrizes práticas e cases de sucesso nacionais e internacionais. A pesquisa, agora em sua 5ª edição, visa inspirar as universidades brasileiras por meio do protagonismo acadêmico, políticas públicas e envolvimento da sociedade, além de alcançar mais universidades e estudantes a cada edição.

Em 2023, o projeto IES Empreendedoras evolui e inclui o Ranking de Universidades Empreendedoras e o novo Índice de Institutos Federais Empreendedores. Com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o IIFE busca analisar as práticas empreendedoras dos Institutos Federais para contribuir com a melhoria contínua da educação superior brasileira, visando um Brasil mais educador e empreendedor.

Brasil Júnior

A Brasil Júnior (BJ) é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, criada em 2003 para propor e repassar diretrizes nacionais que devem ser adotadas pelas federações estaduais, de modo a regulamentar a atividade das empresas juniores em âmbito nacional. Além disso, trabalha com um portal de colaboração e conhecimento, que promove a integração dos empresários juniores de todo o país.