Página inicial > Notícias > Equipe do Ifes conquista quinto lugar em torneio mundial de robótica

Equipe do Ifes conquista quinto lugar em torneio mundial de robótica

Publicado: Terça, 23 de Julho de 2024, 14h21 | Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2024, 14h21

E o robô Ligeirinho foi premiado como o robô mais inovador da RoboCup 2024.

ifes robocup equipe

A equipe Titãs da Robótica, formada por estudantes do Campus Colatina, conquistou o quinto lugar na RoboCup 2024, o campeonato mundial de Robótica, realizado de 17 a 21 de julho, em Eindhoven, na Holanda. A equipe disputou na categoria Rescue Line e seu robô, o Ligeirinho, ganhou o prêmio de robô mais inovador do campeonato.

A categoria RoboCup Rescue reuniu 32 equipes de diversos países com pesquisadores capazes de desenvolver sistemas robóticos que permitem que equipes de emergência executem tarefas extremamente perigosas a partir de distâncias mais seguras. A primeira colocação na categoria ficou com a Alemanha, seguida de Irã, Croácia e China.

A equipe Titãs da Robótica é composta pelos estudantes Joel Hanerth, Bernardo Schmiedel Raymundo e Gabriel Macedo Liberato, com orientação do professor Julio Cesar Goldner Vendramini. Na competição, eles foram acompanhados pelos professores Igor Carlos Pulini, Alextian Bartholomeu Liberato e Renan Osório Rios. Essa foi a primeira participação da equipe em um campeonato mundial na categoria prática nível 2 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que é uma categoria para estudantes do ensino médio.

ifes robocup premio

"Esse resultado vem de uma trajetória longa. Em 2023, a equipe foi campeã estadual e também foi campeã brasileira de robótica representando o Espírito Santo concorrendo com equipes de todos os estados brasileiros. Por ser campeã brasileira, ela conseguiu a vaga para participar do mundial representando o Brasil", conta Renan Osório Rios, professor que coordenou o time na competição.

Inicialmente a equipe estava com uma expectativa mais baixa, colocando como meta estar entre os dez primeiros na competição. "Foi muita dedicação, muito trabalho, empenhado, e aí o robô ficando cada vez melhor, a gente aumentou essa meta, assim, vamos ficar mais entre os cinco melhores", descreve.

"Os alunos começaram a trabalhar durante as férias: levaram o robô e as arenas para casa e foram melhorando o Ligeirinho. Quando voltaram das férias eles conversaram com os professores e decidiram colocar a meta para ficar entre as cinco melhores do mundo. E a gente está muito contente, porque eles subiram a meta e conseguiram conquistar. Essa é uma colocação muito significativa”, complementa Renan.

Para Joel Hanerth, participar da robocup trouxe uma experiência indescritível. "Além da honra de representar o Brasil no maior campeonato de robótica, a imersão cultural nos proporcionou diversas trocas de experiências entre os competidores e mentores", conta. " Estamos extremamente alegres e emocionados em trazermos a quinta melhor posição do mundo para o Brasil", destaca o estudante.

ifes robocup ira

RoboCup
A RoboCup é um campeonato anual e sua programação inclui um simpósio e as competições RobocupSoccer, RobocupRescue e RobocupJunior. Cada competição é composta por várias ligas.

A RoboCup 2024 reuniu 300 equipes, representando 45 países. Em 2025, o campeonato será realizado no Brasil, em Salvador, na Bahia.

Fonte: Reitoria do Ifes