Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes oferta curso gratuito de Robótica e Programação para alunos da rede pública de Colatina
Início do conteúdo da página

Ifes oferta curso gratuito de Robótica e Programação para alunos da rede pública de Colatina

Escrito por Leonardo Saimon Duarte Lacerda | Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2024, 13h55 | Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2024, 14h07

Projeto tem como foco estudantes do nono ano da rede municipal e estadual; 100 alunos assistem às aulas semanalmente 

 

 

Cerca de 100 alunos da rede pública municipal e estadual de Colatina assistem aulas de robótica e programação toda semana em Colatina. A iniciativa faz parte do projeto Programe-se do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) que somente no município já atendeu 300 alunos nos últimos três anos. A seleção é feita em parceria com as escolas interessadas e com a Prefeitura. O principal objetivo é fornecer educação inicial em programação para estudantes do 9º ano a fim de semear o interesse pela tecnologia e contribuir para a produção de mão de obra em uma área em franca expansão no Brasil. 

Imagem do WhatsApp de 2024 08 06 s 133942 d3e0eaa0

Imagine um espaço onde adolescentes desenvolvem robôs programados para lutarem entre si. Não, não se trata do filme Operação Big Hero, de 2014, da Netflix. Também não tem nada de violento, ganha o robô que apenas consegue tirar o oponente do circuito. É algo aparentemente simples, mas  esta é apenas uma das muitas formas que os alunos do projeto Programe-se têm de colocar em prática os conhecimentos em robótica e programação. 

 

Leia também: Equipe do Ifes conquista quinto lugar em torneio mundial de robótica

 

“No primeiro módulo, eles recebem aula de introdução à programação e, no segundo, a gente começa a estudar robótica com base nas aulas de programação”, explica o coordenador do projeto em Colatina, professor Igor Carlos Pulini. 

 

Nas aulas de programação, eles aprendem, por exemplo, a desenvolver jogos enquanto nas aulas de robótica eles precisam lidar com desafios que são parecidos com os propostos nas competições das Olimpíadas Brasileira de Robótica (OBR). Inclusive, os monitores do projeto Programe-se ficaram em quinto lugar no torneio mundial de robótica. E estes monitores levam a expertise desses torneios aos estudantes de Colatina.

Imagem do WhatsApp de 2024 08 06 s 133946 797f6eb0

Educação que gera frutos

 

As aulas aliadas à experiência dos monitores têm gerado frutos. Ana Vargas participou do projeto em 2023 e ao participar da competição estadual ficou em terceiro lugar na categoria Prática nível 2 juntamente com outras duas estudantes. “Foi uma boa colocação e sinto um leve orgulho de como me saí, e a experiência que eu tive no Programe-se me ajudou também”, analisa. 

Imagem do WhatsApp de 2024 08 06 s 133944 52d81450

Ana conta que a vontade de aprender robótica a acompanha desde criança e encontrou no curso a oportunidade para se inspirar e inspirar outras pessoas. “Eu sinto que sirvo de inspiração para outras pessoas que não tiveram tantas condições e oportunidades na vida mas que conseguem seguir adiante e ter conquistas mesmo assim”, completa. 

 

O primeiro lugar na competição estadual também contou com uma estudante formada pelo Programe-se. A estudante Bianca Rodrigues.  “Estar no topo foi uma grande conquista para mim e para a minha equipe, foi uma felicidade imensa”, completa Bianca. Com o resultado, Bianca e seu time conquistou vaga na etapa nacional, que será realizada de 4 a 17 de novembro, em Goiânia (GO)

 

Bianca quer levar a Programação e a Robótica para a vida. “ Eu gosto muito da Robótica, eu quis participar [do projeto] por querer aprofundar, no caso, continuar a fazer o que me ensinaram no Programe-se”, conclui. 

obr es 1 lugar

 

Leia também: Equipe do Campus Colatina vence etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

 

Muito além de Colatina 

 

São 160 horas de curso e os módulos são intercalados entre teoria e prática. As aulas ocorrem às segundas, das 15h às 17h e, durante a semana, monitores ficam à disposição para tirar as dúvidas dos estudantes. A Prefeitura fornece o transporte e o uniforme, enquanto que o Ifes fornece os laboratórios para as aulas e o corpo docente. 

 

O projeto Programe-se tem três anos e também foi desenvolvido em outros municípios como Barra de São Francisco, São Mateus, Guarapari, Linhares, Presidente Kennedy e Alegre. Atualmente, ele está em execução apenas em Colatina. Ao todo, mais de 1 mil alunos já estudaram programação por meio deste projeto. 

 

“Avalio como muito positiva a execução do projeto, principalmente, com o objetivo de plantar a sementinha da programação no coração desses jovens”, avalia o professor Alex Liberato, responsável pela integração do projeto entre os diversos campi do Ifes. 

registrado em:

Notícias

Fim do conteúdo da página