Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Orquestra Acadêmica do Ifes celebra 115 anos da instituição com concerto gratuito
Início do conteúdo da página

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2024, 07h38 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 07h44

Apresentação faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia e trará um repertório diversificado e homenageia também os 150 anos da imigração italiana no ES

Imagem do WhatsApp de 2024 09 24 s 192642 cd8acadc

Como parte das comemorações pelos 115 anos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Orquestra Acadêmica do Ifes se apresenta nesta quarta-feira, 25 de setembro, às 19h30, no teatro do Campus Vitória. O evento será gratuito e aberto ao público, integrando a programação da Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, que inclui minicursos, oficinas e rodas de conversa.

Tire seu ingresso aqui

Para o concerto comemorativo dos 115 anos do Ifes, o repertório será especial. Entre as peças apresentadas, estão temas de filmes, músicas tradicionais italianas, em alusão aos 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo, e uma obra de Beethoven para violino solo e orquestra. Essa última será interpretada por um violinista autista, integrante do grupo, em uma performance que promete ser emocionante. “Esperamos receber um público bem diversificado, afinal o repertório procura atender pessoas de várias idades e gostos musicais”, destaca o maestro Walter Bacildo.

A apresentação da Orquestra Acadêmica faz parte de uma programação maior da Semana de Ciência e Tecnologia do Ifes, que acontece entre os dias 23 e 28 de setembro. Além da música, o evento conta com uma feira de ciências, jogos intercursos e ações promovidas pelo Núcleo de Arte e Cultura, além do projeto Ifes Portas Abertas, que receberá mais de 1.000 visitantes, especialmente alunos de escolas públicas. Para mais informações sobre a programação completa, os interessados podem acessar o Instagram do Campus Vitória.

Imagem do WhatsApp de 2024 09 24 s 192103 ce773a5f

Sobre a Orquestra

Formada por 35 músicos, a orquestra conta com instrumentos como violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flautas, oboé, clarinetes, saxofones, trompetes, trombone, piano e percussão. Composta por alunos do curso de Prática Orquestral do Campus Vitória, o grupo tem como objetivo promover a capacitação de seus integrantes na execução de música sinfônica e camerística, além de fortalecer a conexão do Ifes com a comunidade local por meio da arte.

Desde sua criação, em maio de 2019, a Orquestra Acadêmica já se apresentou em diversos palcos do estado, incluindo a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o Palácio Anchieta e o Teatro Sônia Cabral. A orquestra também já realizou concertos em diferentes municípios capixabas, como Vila Velha, Santa Teresa e Cachoeiro de Itapemirim, sempre atraindo grandes públicos.

Imagem do WhatsApp de 2024 09 24 s 192403 586ec359

registrado em: