Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Secretaria de Cultura e Difusão
Início do conteúdo da página

Secretaria de Cultura e Difusão

Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 15h35 | Última atualização em Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 11h37

Índice de Artigos

 
 
A_Secretaria de Cultura e Difusão (SCD), vinculada à Pró Reitoria de Extensão do Ifes (Proex), é responsável por gerir estrategicamente as ações culturais e de difusão, através da formação de uma rede de cooperação que envolve o reconhecimento da diversidade cultural e da multiplicidade de expressões culturais; democratização do acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural; articulação entre os Campi do Ifes e articulação do Ifes com o poder público, bem como entidades e organizações da sociedade civil com vistas à promoção da cidadania cultural.
 
A SCD possui um ambiente virtual onde disponibiliza informações de todas suas atividades. A sala no ambiente Moodle pode ser acessada por todos os servidores, alunos e quaisquer interessados pelo link https://ava.cefor.ifes.edu.br/course/view.php?id=2330, como visitante.
 
 
Contato
Av. Rio Branco, 50, 3º andar – Santa Lúcia – Vitória – ES – CEP: 29056-264
secretaria.cultura@ifes.edu.br
27 3357 7541 Ramal 3021
 
Niciane Estevão Castro
Assistente em Administração
ncastro@ifes.edu.br   
27 3357 7500 Ramal 5331
 
 
 
 

 

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) é o órgão de apoio responsável em desenvolver a política cultural do Ifes em seus campi, baseando-se em quatro eixos:

I - reconhecimento da diversidade cultural e da multiplicidade de expressões culturais;
II - democratização do acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural;
III - articulação entre os campi, os campi avançados, os centros de referência, os pólos, as organizações estudantis e a Reitoria do Ifes;
IV - articulação do Ifes com o poder público e com as entidades e organizações da sociedade civil com vistas à promoção da cidadania cultural.

Cabe ao NAC elaborar, executar promover, acompanhar e apoiar a realização de programas, projetos, eventos e ações culturais, em parceria com os demais setores do campus, promovendo a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão em seu campus 

 
O Fórum dos Núcleos de Arte e Cultura do Ifes (Fonac) é um órgão de assessoramento de caráter especializado e consultivo, que possui representação dos Núcleos de Arte e Cultura (NAC) e da Secretaria de Cultura e Difusão (SCD), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Seu objetivo é fortalecer a Política de Cultura instituída pela Resolução do Conselho Superior do Ifes nº 61 de 03/12/2021, promovendo a articulação dos NAC e seu alinhamento quanto aos fundamentos dessa política.
 

 


 

A Política de Cultura do Ifes, instituída pela Resolução nº 61, de 12 de novembro de 2021, tem a finalidade de estabelecer as diretrizes para orientação, promoção e desenvolvimento do campo da arte e da cultura – em seus diversos sentidos, linguagens e especificidades –, além da aquisição de bens, contratação de serviços e execução de atividades, eventos e projetos artísticos e culturais, no âmbito da instituição e de suas ações de ensino, pesquisa e extensão em acordo com a legislação vigente para a educação profissional, científica e tecnológica, bem como atentas às peculiaridades de ordens diversas, especialmente as socioculturais, dos municípios que compõem a área de influência dos campi do Instituto.

Resolução CS nº 61/2021 - Política de Cultura do Ifes


A Secretaria de Cultura e Difusão, com apoio da Assessoria de Comunicação Social, promoveu uma série de notícias objetivo de dar visibilidade as atividades culturais realizadas no Instituto. Acesse: 

Ifes em cena: teatro é ferramenta para educação e inclusão nos campi 

Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes

Cultura no Ifes: atividades musicais promovem benefícios que vão além das apresentações

Cultura no Ifes: bandas e orquestras estimulam a criatividade e a socialização

Fotografia e cinema mudam a dinâmica das salas de aula

Cultura popular: ações de extensão aproximam Ifes e comunidade

Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar

Cultura no Ifes: ensino e artes plásticas compartilham espaço na comunidade escolar

Fim do conteúdo da página