Coordenadoria Geral de Ações de Extensão - Dúvidas frequentes
Índice de Artigos
Mapeamento das Categorias de Atendimentos CEGAEX:
Institucionalização das ações |
perguntas de nº 1 a nº6 |
Editais PAEx |
perguntas de nº 7 e nº 8 |
SRC |
perguntas de nº 9 à n° 22 |
É necessário seguir as orientações do Guia Para Cadastramento De Ação De Extensão.
A solicitação de substituição deve ser enviada através de despacho inserido no processo da ação via SIPAC. O coordenador(a) a ser substituído deve ser certificado antes da alteração.
As solicitações de reoferta de curso devem ser realizadas a partir do envio do Formulário de Reoferta de Cursos via SIPAC.
As atualizações deverão ser enviadas através do processo da ação via SIPAC. Em caso de prorrogação do período de vigência, deve ser inserido no processo o formulário de cadastro atualizado. Para encerramentos, deve ser enviado o relatório de execução final da ação.
Os relatórios finais devem ser encaminhados em até no máximo 30 (trinta) dias após a data de encerramento das atividades da ação.
Os relatórios parciais têm periodicidade anual e devem ser encaminhados no período entre 01 de Novembro a 15 de dezembro de cada ano.
De acordo com o Ofício nº 51/2023
Anexo I de Prestação de Contas das ações para as quais foram destinados e aplicados recursos financeiros;
Anexo III - Registro Fotográficos;
Anexo IV - Listas de Presença, contendo registros da realização de atividades que envolveram o público-alvo e os estudantes participantes, bem como outras formas de identificação do público participante.
É necessário que a ação esteja institucionalizada e/ou com o período de vigência atualizado no Sistema de Certificados e Registros - SRC de acordo com o período de duração do edital, para que as bolsas sejam pagas.
Os dados dos bolsistas selecionados devem ser inseridos pelo gestor de extensão do Campus no formulário eletrônico de folha de pagamento.
É realizado pelo Sistema de Chamados do Ifes (https://suporte.ifes.edu.br/ti/). Ao abrir o chamado utilize a categoria "Suporte à Sistemas" e mencione no título que o chamado se refere ao SRC.
O cadastro de atividades no Sistema de Registro e Emissão de Certificados (SRC) deverá ser solicitado somente através do processo da ação via SIPAC. A planilha deve ser inserida no processo em formato editável (ods).
Caso o participante ainda não possua cadastro no sistema, ao incluir os participantes para a certificação, o mesmo é cadastrado automaticamente. Essa ação deve ser executada pelo Coordenador da ação.
Segue abaixo o tutorial completo seguindo todos os passos para emitir um certificado via SRC.
Esta é uma nova funcionalidade implementada recentemente, nela você pode baixar os certificados das ações já certificadas.
Utilizando o modo de importar CSV você pode cadastrar uma grande massa de alunos sem muito esforço.
Tutorial
Segue abaixo um exemplo de planilha que você pode usar de exemplo para montar seu arquivo CSV.
Planilha de exemplo
Baixe a planilha abaixo e preencha com os dados solicitados. Em seguida entre em : https://ti.suporte.ifes.edu.br/ e abra um chamado na categoria suporte ao sistema, não esqueça de pôr no título endereçando o chamado para o SRC.
Planilha
Caso tenha alguma informação errada da pessoa, o sistema retorna essa mensagem de erro. É necessário entrar em contato com o suporte para analisar os dados que estão cadastrados.
Por se tratar de uma demanda complexa, é necessário fazer a solicitação com antecedência através do Sistema de Chamados do Ifes (https://suporte.ifes.edu.br/ti/).
Os servidores não são cadastrados automaticamente, é necessário solicitar o cadastro ao suporte informando os seguintes dados: Nome, data de nascimento, CPF, SIAPE, e-mail institucional, cargo e Campus onde atua.
Servidores são cadastrados somente com e-mails institucionais.
Não é possível excluir um certificado já emitido, é possível apenas invalidar o certificado. Caso seja necessária alteração de dados, entrar em contato com o suporte para atendimento.
Orienta-se prestar atenção na inserção dos dados para que a certificação seja realizada corretamente.
Não. O sistema conta com três opções de modelos de texto para certificação, não sendo possível a personalização do mesmo.
Baixe a planilha abaixo e preencha com os dados solicitados.
Redes Sociais