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Coordenadoria Geral de Ações de Extensão

Publicado: Sexta, 31 de Maio de 2019, 16h32 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2024, 10h44

Índice de Artigos

(atualizado em 23/04/2020) Competencias Cgaex

CADASTRAMENTO DE AÇÕES DE EXTENSÃO:

Nessa página constam presentes os modelos de documentos para institucionalização de ações de extensão e a definição de cada tipo de ação conforme ON 01/2020, a seguir:

Programa
“Entende-se como programa de extensão o conjunto articulado de ações e atividades de ensino, pesquisa e extensão, de caráter multidisciplinar. Tem caráter contínuo, orgânico-institucional, integração no território ou em grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo por estudantes orientados por um ou mais servidores da instituição.

Dentre os programas de extensão do Ifes, destacam-se os programas de extensão em rede, constituídos no âmbito da Pró-reitoria de Extensão, que devem admitir a adesão de qualquer unidade do Ifes por meio ações locais vinculadas ao programa em rede.”


Documentos para institucionalização de Programa

 

Projeto

"Entende-se como projeto de extensão o conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, desenvolvido de forma sistematizada e com período de vigência igual ou superior a 3 (três) meses ou igual ou inferior a 36 meses."

Documentos para institucionalização de Projeto

 

Curso

"É um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial, semipresencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 (oito) horas e processo de avaliação.

Para que um curso do Ifes seja reconhecido como curso de extensão, deverá ser concebido por servidores do Ifes em função de demandas resultantes do relacionamento da comunidade interna do Ifes, especialmente dos proponentes,"

Documentos para institucionalização de Curso

Documentos para reoferta de Curso

 

Evento 

"São ações que implicam na apresentação e exibição pública e livre, ou, também, com clientela específica do conhecimento ou produto desenvolvido, conservado ou reconhecido pelo Ifes, devendo estar classificados nos seguintes grupos: Congresso; Fórum; Seminário; Semana; Exposição; Mostra; Oficina; Espetáculo; Evento esportivo; Festival; ou outros tipos de evento.

Atividades como palestras, oficinas e minicursos de curta duração, em vez de serem cadastradas individualmente como eventos de extensão, poderão ser propostas, cadastradas e certificadas como atividades compreendidas em ações de Extensão dos seguintes tipos: Programa; Projeto; Curso ou Evento"

Documentos para institucionalização de Evento

 
Prestação de Serviço


“ É uma atividade de transferência ou aplicação do conhecimento gerado no Ifes a grupos sociais e organizações externas ao Ifes, incluindo-se nesse conceito assessorias e consultorias, pesquisas encomendadas, elaboração de projetos e outras atividades demandadas por terceiros”

 

Documentos para institucionalização de Prestação de Serviço 

Documentos para Integrante de equipe bolsista

Documentos para Integrante de equipe voluntário

Plano de Trabalho do Voluntário (formato .odt, tamanho 175 Kb)                                                   
Termo de Compromisso de Estudante Voluntário (formato .doc, tamanho 159 Kb)                                         
Relatório de Voluntário de Extensão (formato .odt, tamanho 189 Kb)                                 
 

Mapeamento das Categorias de  Atendimentos CEGAEX:

 

Institucionalização das ações

perguntas de nº 1 a nº6

 
Editais PAEx

perguntas de nº 7 e nº 8

SRC

perguntas de nº 9 à n° 22

 

A solicitação de substituição deve ser enviada através de despacho inserido no processo da ação via SIPAC. O coordenador(a) a ser substituído deve ser certificado antes da alteração.

As solicitações de reoferta de curso devem ser realizadas a partir do envio do Formulário de Reoferta de Cursos via SIPAC.

As atualizações deverão ser enviadas através do processo da ação via SIPAC. Em caso de prorrogação do período de vigência, deve ser inserido no processo o formulário de cadastro atualizado. Para encerramentos, deve ser enviado o relatório de execução final da ação.

Os relatórios finais devem ser encaminhados em até no máximo 30 (trinta) dias após a data de encerramento das atividades da ação.

Os relatórios parciais têm periodicidade anual e devem ser encaminhados no período entre 01 de Novembro a 15 de dezembro de cada ano.

De acordo com o Ofício nº 51/2023

Anexo I de Prestação de Contas das ações para as quais foram destinados e aplicados recursos financeiros;

Anexo III - Registro Fotográficos;

Anexo IV - Listas de Presença, contendo registros da realização de atividades que envolveram o público-alvo e os estudantes participantes, bem como outras formas de identificação do público participante.

É necessário que a ação esteja institucionalizada e/ou com o período de vigência atualizado no Sistema de Certificados e Registros - SRC de acordo com o período de duração do edital, para que as bolsas sejam pagas.

É realizado pelo Sistema de Chamados do Ifes (https://suporte.ifes.edu.br/ti/). Ao abrir o chamado utilize a categoria "Suporte à Sistemas" e mencione no título que o chamado se refere ao SRC.

O cadastro de atividades no Sistema de Registro e Emissão de Certificados (SRC) deverá ser solicitado somente através do processo da ação via SIPAC. A planilha deve ser inserida no processo em formato editável (ods).

Caso o participante ainda não possua cadastro no sistema, ao incluir os participantes para a certificação, o mesmo é cadastrado automaticamente. Essa ação deve ser executada pelo Coordenador da ação.

Segue em anexo um breve passo a passo.

Segue abaixo o tutorial completo seguindo todos os passos para emitir um certificado via SRC.

Tutorial

Utilizando o modo de importar CSV você pode cadastrar uma grande massa de alunos sem muito esforço.
Tutorial
Segue abaixo um exemplo de planilha que você pode usar de exemplo para montar seu arquivo CSV.
Planilha de exemplo

Baixe a planilha abaixo e preencha com os dados solicitados. Em seguida entre em : https://ti.suporte.ifes.edu.br/ e abra um chamado na categoria suporte ao sistema, não esqueça de pôr no título endereçando o chamado para o SRC.
Planilha

Caso tenha alguma informação errada da pessoa, o sistema retorna essa mensagem de erro. É necessário entrar em contato com o suporte para analisar os dados que estão cadastrados.

Por se tratar de uma demanda complexa, é necessário fazer a solicitação com antecedência através do Sistema de Chamados do Ifes (https://suporte.ifes.edu.br/ti/).

Os servidores não são cadastrados automaticamente, é necessário solicitar o cadastro ao suporte informando os seguintes dados: Nome, data de nascimento, CPF, SIAPE, e-mail institucional, cargo e Campus onde atua.

Servidores são cadastrados somente com  e-mails institucionais.

Não é possível excluir um certificado já emitido, é possível apenas invalidar o certificado. Caso seja necessária alteração de dados, entrar em contato com o suporte para atendimento.
Orienta-se prestar atenção na inserção dos dados para que a certificação seja realizada corretamente.

Não. O sistema conta com três opções de modelos de texto para certificação, não sendo possível a personalização do mesmo.

Baixe a planilha abaixo e preencha com os dados solicitados.

Tutorial

 

Ações de Extensão Cadastradas de 2021

Dados ações de extenso do Ifes - 2021(formato.ods, tamanho 297 Kb)

Dados dos bolsistas de extensão de Proex/Ifes - 2021(formato . ods, tamanho 44 Kb)

Ações de Extensão Cadastradas de 2020

Dados ações de extensão do Ifes - 2020 (formato .ods, tamanho 50 Kb).

Dados dos bolsista de extensão da Proex/Ifes - 2020 (formato .ods, tamanho 34 Kb).

Ações de Extensão Cadastradas de 2019

Indicadores de extensão do Ifes - 2019 (formato .xlsx, tamanho 74 Kb).

Ações de Extensão Cadastradas de 2015 

(atualizado em 29/3/2016) 

Ações de Extensão Cadastradas de 2014

(atualizada em 8/4/2016)
 

 

Mapa das ações de extensão do IFES

 

Atualizado em 09/2024

Baixe a planilha atualizada das ações vigentes em 09/2024 Baixar(formato . ods, tamanho 27Kb)

 
 
 


Contatos

Célio Proliciano Maioli
Coordenador Geral de Ações de Extensão 
cpmaioli@ifes.edu.br
27 3357-7500 ramal 3023

Gisely Raulino Vieira
Auxiliar em Administração
gisely.vieira@ifes.edu.br
27 3357-7500 ramal 3023

Jackson do Prado Rafalski
Técnico em Tecnologia da Informação 
jrafalski@ifes.edu.br
27 3357 7540 ramal 3023

Matheus Butter Dias
Estagiário 
matheus.butter@ifes.edu.br
27 3357 7540 ramal 3023

Bárbara Nascimento Bittencourt
Bolsista de Extensão
barbara.bittencourt@ifes.edu.br
27 3357 7540 ramal 3023


 

Indicadores

A Proex deu início a discussão e na construção de indicadores para avaliação da extensão no Ifes. O processo de construção de indicadores de desempenho não possui um procedimento único ou uma metodologia padrão. O trabalho envolve decisões aos níveis estratégico e tático, a formação de uma equipe responsável, a ativa participação das partes afetadas por eventuais medidas e mudanças a serem implementadas. Considerando o objetivo de estabelecer um conjunto amplo de indicadores de extensão, a Proex buscou trabalhar inicialmente com 14 indicadores, a saber:

- Recursos do orçamento público voltado para ações de extensão
- Recursos da extensão captados via edital público externo
- Articulação extensão – ensino
- Articulação extensão – pesquisa
- Proporção de estudantes de graduação envolvidos em extensão
- Participação de docentes nas ações de extensão
- Participação de técnicos administrativos nas ações de extensão
- Parcerias interinstitucionais
- Envolvimento de profissionais externos na extensão
- Público alcançado por programas e projetos
- Público alcançado por cursos e eventos
- Público alcançado com a geração dos produtos
- Público alcançado pelos serviços prestados
- Municípios atendidos por ações extensionistas

Confira a planilha de acompanhamento dos indicadores.

 


 

Relatório de Gestão

 

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