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Coordenadoria Geral de Ações de Extensão

Publicado: Sexta, 31 de Maio de 2019, 16h32 | Última atualização em Segunda, 19 de Maio de 2025, 14h11

Índice de Artigos

Compete à Coordenadoria Geral de Ações de Extensão (CGAEx):

Assessorar os coordenadores e comitês de programas sistêmicos de Extensão do Ifes, instituídos por resolução própria ou portaria do Reitor;

Modelar e implementar fluxos e processos de gestão operacional sistêmica das ações de Extensão do Ifes;

Gerenciar dados e estabelecer indicadores e índices relativos às ações de Extensão do Ifes;

Organizar processos de avaliação de propostas, cadastramento, acompanhamento da execução, avaliação de resultados e de prestação de contas das ações de Extensão do Ifes;

Gerir a concessão de recursos provenientes do orçamento do Ifes para fomento a ações de Extensão institucionais;

Elaborar relatórios gerenciais sobre as ações de Extensão;

Coordenar, orientar e supervisionar as atividades inerentes ao registro de certificados que são realizados por meio so Sistema de Registro e Emissão de Certificados (SRC), no âmbito do Ifes;

Coordenar, orientar e supervisionar as atividades relativas ao suporte do Sistema de Registro e Emissão de Certificados que compreende as seguintes atividades:

- Prestar atendimento aos campi, através de chamados no que diz respeito ao uso do SRC;

- Fornecer mecanismo eletrônico de acesso público para validar a autenticidade dos certificados registrados e emitidos por meio do sistema;

- Emitir, quando solicitado, relatório estatístico da evolução de certificados registrados no sistema;

- Definir, em conjunto com a Assessoria de Comunicação Social, a padronização do modelo de certificado institucional

(atualizado em 25/04/2025)

Nessa página constam as definições de cada modalidade de ação de extensão, conforme ON 01/2020 e os modelos de documentos para institucionalização:

1. Programa 

“Entende-se como programa de extensão o conjunto articulado de ações e atividades de ensino, pesquisa e extensão, de caráter multidisciplinar. Tem caráter contínuo, orgânico-institucional, integração no território ou em grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo por estudantes orientados por um ou mais servidores da instituição.

Dentre os programas de extensão do Ifes, destacam-se os programas de extensão em rede, constituídos no âmbito da Pró-reitoria de Extensão, que devem admitir a adesão de qualquer unidade do Ifes por meio ações locais vinculadas ao programa em rede.” 

 2. Projeto "Entende-se como projeto de extensão o conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, desenvolvido de forma sistematizada e com período de vigência igual ou superior a 3 (três) meses ou igual ou inferior a 36 meses."
 3. Curso

"É um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial, semipresencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 (oito) horas e processo de avaliação.

Para que um curso do Ifes seja reconhecido como curso de extensão, deverá ser concebido por servidores do Ifes em função de demandas resultantes do relacionamento da comunidade interna do Ifes, especialmente dos proponentes,"

Documentos para institucionalização de Curso

Documentos para reoferta de Curso

 4. Evento 

"São ações que implicam na apresentação e exibição pública e livre, ou, também, com clientela específica do conhecimento ou produto desenvolvido, conservado ou reconhecido pelo Ifes, devendo estar classificados nos seguintes grupos: Congresso; Fórum; Seminário; Semana; Exposição; Mostra; Oficina; Espetáculo; Evento esportivo; Festival; ou outros tipos de evento.

Atividades como palestras, oficinas e minicursos de curta duração, em vez de serem cadastradas individualmente como eventos de extensão, poderão ser propostas, cadastradas e certificadas como atividades compreendidas em ações de Extensão dos seguintes tipos: Programa; Projeto; Curso ou Evento"

5. Prestação de Serviço
“É uma atividade de transferência ou aplicação do conhecimento gerado no Ifes a grupos sociais e organizações externas ao Ifes, incluindo-se nesse conceito assessorias e consultorias, pesquisas encomendadas, elaboração de projetos e outras atividades demandadas por terceiros”

 

Modelos de Documentos
Cadastro e relatório de Programas, Projetos, Eventos e Prestação de Serviços
Formulário de Cadastro (atualizado em 23/04/2025)
Institucionalização de todas as ações
Plano de trabalho e relatório de bolsista ou voluntário
Cancelamento do Plano de Trabalho (atualizado em 27/04/2025)
Termos de compromisso

 

Modelos anteriores


A solicitação de substituição deve ser enviada através de despacho inserido no processo da ação via SIPAC. O coordenador(a) a ser substituído deve ser certificado antes da solicitação.

As solicitações de reoferta de curso devem ser realizadas a partir do envio do Formulário de Reoferta de Cursos via SIPAC.

As atualizações deverão ser enviadas através do processo da ação via SIPAC. Em caso de prorrogação do período de vigência, deve ser inserido no processo o formulário de cadastro atualizado. Para encerramentos, deve ser enviado o relatório de execução final da ação.

Os relatórios finais devem ser encaminhados em até no máximo 30 (trinta) dias após a data de encerramento das atividades da ação.

Os relatórios parciais têm periodicidade anual e devem ser encaminhados no período entre 01 de Novembro a 15 de dezembro de cada ano.

De acordo com o Ofício nº 51/2023

Anexo I de Prestação de Contas das ações para as quais foram destinados e aplicados recursos financeiros;

Os comprovantes e registros da realização de atividades que envolveram o público-alvo e os estudantes participantes, por exemplo: listas de presença dos participantes de atividades, registros fotográficos da execução de atividades, fichas de atendimento ou acompanhamento, instrumentos de avaliação, declarações, questionários, pautas, atas, publicações em jornais ou outras mídias ou outras formas de comprovação documental

É necessário que a ação esteja institucionalizada e/ou com o período de vigência atualizado no Sistema de Certificados e Registros - SRC de acordo com o período de duração do edital, para que as bolsas sejam pagas.

É realizado pelo Sistema de Chamados do Ifes (https://suporte.ifes.edu.br/ti/). Ao abrir o chamado utilize a categoria "Suporte à Sistemas" e mencione no título que o chamado se refere ao SRC.

O cadastro de atividades no Sistema de Registro e Emissão de Certificados (SRC) deverá ser solicitado somente através do processo da ação via SIPAC. A planilha deve ser inserida no processo em formato editável (ods).

Caso o participante ainda não possua cadastro no sistema, ao incluir os participantes para a certificação, o mesmo é cadastrado automaticamente. Essa ação deve ser executada pelo Coordenador da ação.

Segue em anexo um breve passo a passo.

Segue abaixo o tutorial completo seguindo todos os passos para emitir um certificado via SRC.

Tutorial

Utilizando o modo de importar CSV você pode cadastrar uma grande massa de alunos sem muito esforço.
Tutorial
Segue abaixo um exemplo de planilha que você pode usar de exemplo para montar seu arquivo CSV.
Planilha de exemplo

Baixe a planilha abaixo e preencha com os dados solicitados. Em seguida entre em : https://ti.suporte.ifes.edu.br/ e abra um chamado na categoria suporte ao sistema, não esqueça de pôr no título endereçando o chamado para o SRC.
Planilha

Caso tenha alguma informação errada da pessoa, o sistema retorna essa mensagem de erro. É necessário entrar em contato com o suporte para analisar os dados que estão cadastrados.

É necessário fazer a solicitação, com antecedência, através do Sistema de Chamados do Ifes (https://suporte.ifes.edu.br/ti/).

Os servidores não são cadastrados automaticamente, é necessário solicitar o cadastro ao suporte informando os seguintes dados: Nome, data de nascimento, CPF, SIAPE, e-mail institucional, cargo e Campus onde atua.

Servidores são cadastrados somente com  e-mails institucionais.

Não é possível excluir um certificado já emitido, é possível apenas invalidar o certificado. Caso seja necessária alteração de dados, entrar em contato com o suporte para atendimento.
Orienta-se prestar atenção na inserção dos dados para que a certificação seja realizada corretamente.

Não. O sistema conta com três opções de modelos de texto para certificação, não sendo possível a personalização do mesmo.

De acordo com o parecer jurídico, contido no processo: 23153.001608/2024-99, o professor substituto pode participar de equipe executora de ação de extensão. A Proex orienta que seja observado para que o período de execução da ação esteja contido no período de contratação do professor substituto ou que, caso contrário, algum servidor efetivo assuma a coordenação adjunta da ação.

O registro fotográfico é uma das formas de comprovar a execução de uma ação de extensão, porém devem-se tomar certas medidas de proteção da privacidade dos participantes. Pensando nisso, a Pró-reitoria de Extensão publicou orientações que podem ser encontradas aqui.

O formulário eletrônico para cadastro das ações de extensão foi criado para reduzir os erros de de preenchimento, favorecer o acompanhamento dos cadastros, com dados sistematizados e planilhados e permitir a comparação mais rápida entre o que foi preenchido e o que foi executado, uma vez que também foi criado um formulário eletrônico para os relatório. O formulário conta com 55 perguntas, porém nem todas são obrigatórias. As perguntas que não sao auto explicativas possuem indicações de preenchimento no subtítulo e algumas são preenchidas caso determinada condiçao seja satisfeita:

pergunta 11 - deve ser preenchida no caso de programas multicampi;

pergunta 12 - deve ser preenchida no caso de programas em rede;

pergunta 13 - deve ser preenchida o caso de evento;

perguntas 14, 15, 16, 17 e 18 - devem ser preenchidas no caso de prestação de serviço;

pergunta 22 - deve ser preenchida apenas se a ação mais abrangente for uma aão de extensão;

perguntas 37 a 42 - devem ser preenchidas apenas se houver coordenação adjunta;

pergunta 55 - é de preenchimento opcional.

Todas as numerações citadas nesta resposta referem-se à íntegra do formulário que pode ser encontrada aqui.

Na tela de agradecimento do preenchimento, haverá, no canto superior direito da tela um menu acessível quando se clica em ..., onde será possível encontrar a opção Imprimir formulário. Voê deve escolher imprimir para PDF e anexar o documento ao processo SIPAC. Veja a tela aqui.


2021 

2020

2019

2015 

(atualizado em 29/3/2016) 

2014

(atualizada em 8/4/2016)


Mapa das ações de extensão do IFES

Atualizado em 09/2024

Baixe a planilha atualizada das ações vigentes em 09/2024 Baixar(formato . ods, tamanho 27Kb)


A Proex deu início a discussão e na construção de indicadores para avaliação da extensão no Ifes. O processo de construção de indicadores de desempenho não possui um procedimento único ou uma metodologia padrão. O trabalho envolve decisões aos níveis estratégico e tático, a formação de uma equipe responsável, a ativa participação das partes afetadas por eventuais medidas e mudanças a serem implementadas. Considerando o objetivo de estabelecer um conjunto amplo de indicadores de extensão, a Proex buscou trabalhar inicialmente com 14 indicadores, a saber:

- Recursos do orçamento público voltado para ações de extensão
- Recursos da extensão captados via edital público externo
- Articulação extensão – ensino
- Articulação extensão – pesquisa
- Proporção de estudantes de graduação envolvidos em extensão
- Participação de docentes nas ações de extensão
- Participação de técnicos administrativos nas ações de extensão
- Parcerias interinstitucionais
- Envolvimento de profissionais externos na extensão
- Público alcançado por programas e projetos
- Público alcançado por cursos e eventos
- Público alcançado com a geração dos produtos
- Público alcançado pelos serviços prestados
- Municípios atendidos por ações extensionistas

Confira a planilha de acompanhamento dos indicadores.



Celio Proliciano Maioli - Coordenador Geral de Ações de Extensão 
cpmaioli@ifes.edu.br
27 3357-7500 ramal 3023

Gisely Raulino Vieira - Auxiliar em Administração
gisely.vieira@ifes.edu.br
27 3357-7500 ramal 3023

Jackson do Prado Rafalski - Técnico em Tecnologia da Informação 
jrafalski@ifes.edu.br
27 3357 7540 ramal 3023

Matheus Butter Dias - Bolsista de Extensão
matheus.butter@ifes.edu.br
27 3357 7540 ramal 3023

Bárbara Nascimento Bittencourt - Bolsista de Extensão
barbara.bittencourt@ifes.edu.br
27 3357 7540 ramal 3023

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